Home     Notícias     Avril Lavigne     Galeria     WTH Magazine     Avril Lavigne Tour     Contato    

Abbey Dawn

Abbey Dawn é uma linha de roupas lançada pela artista musical canadense Avril Lavigne. Foi idealizada após uma escolha de tecidos e estampas realizada pela cantora, que teve a empresa de moda Jerry Leigh como co-designer. O conjunto de produtos foi lançado em 17 de junho de 2008 nos Estados Unidos pela loja Kohl's, e a partir de 7 de dezembro do ano seguinte passou a ser comercializado em cerca de outros cinquenta países pela internet. O título Abbey Dawn foi escolhido por ter sido um apelido de infância de Lavigne.

Além de roupas, a marca inclui acessórios como bolsas, sapatos e bonés, e possui peças femininas e masculinas, todas voltadas para o público jovem. Para divulgação, Avril fez aparições em diversos desfiles de moda utilizando a linha. Na Semana de Moda de Nova York, da qual participou por duas edições consecutivas, a musicista foi criticada pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA) por deixar sua cunhada de catorze anos, Kylie Jenner, desfilar. Abbey Dawn também foi promovida no vídeo musical de "What the Hell", primeiro single de seu álbum Goodbye Lullaby, e fez parte de projetos de caridade quando foi distribuída uma camiseta desenhada por Lavigne para ajudar aos atingidos pelo Acidente nuclear de Fukushima I, em março de 2011. 

Cantora, compositora e artista cujas canções, poderosas e marcantes, conquistaram milhões de fãs ao redor do planeta, Avril Lavigne traz seu estilo único com sua grife de roupas Abbey Dawn – uma linha arrojada e colorida para as garotas confiantes em seu estilo pessoal e sem medo de se expressar através da moda.

Tendo como nome um apelido de infância que o pai da cantora a deu, Abbey Dawn foi anunciada em março de 2008 e originalmente inspirada no próprio closet de Avril. A canadense promove sua grife em clipes, shows, eventos e, principalmente, no dia a dia, sem hesitar ao ser clicada pelos paparazzis usando as peças que ela mesma desenhou.

Lavigne lançou sua linha em julho de 2008, com exclusividade para uma gigante de vendas nos Estados Unidos, a Kohl’s. As peças incluiam camisetas, moletons, calças e acessórios femininos, tudo entre 24 e 48 dólares. Em outubro de 2008, a primeira loja própria da marca foi aberta no Japão especialmente durante a The Best Damn Tour, além de ter início a comercialização de Abbey Dawn nas lojas japonesas Laforet e Harajuku. Um desfile completo dedicado à grife foi realizado em Tóquio no mesmo mês, apresentando as peças da coleção de inverno 2008 e com a presença da designer Avril.
No ano seguinte, foi lançada uma versão infantil de Abbey Dawn, com as peças já lançadas adaptadas para as garotas e algumas exclusivas. A rede Boathouse também iniciou a venda da linha com exclusividade no Canadá e rendeu uma grande festa de lançamento em Toronto. Além disso, Abbey Dawn ganhou um desfile no New York Fashion Week 2009, um dos maiores eventos de moda do planeta, e levou as modelos à passarela com os trajes da coleção de inverno.

Em fevereiro de 2010, Lavigne lançou uma coleção especial Alice In Wonderland de sua linha, promovendo um dos filmes de maior sucesso do ano, com o qual também esteve envolvida através do single Alice, carro chefe da trilha sonora do longa da Disney.

Durante o ano, uma linha de roupas de banho foi lançada, trazendo maiôs e biquinis com tachinhas, estampas florais e as caveiras que são marca registrada da cantora. Em dezembro de 2010, começou uma nova era para Abbey Dawn, que ganhou um site oficial com entregas para mais de 50 países – incluindo o Brasil. Além de se tornar uma grife internacional, a nova fase reserva roupas masculinas pela primeira vez e mini-coleções durante 2011 em seu site oficial.

A partir de então, Abbey Dawn deixou de ser exclusividade da Kohl’s e com o passar dos meses voltou a trazer vestidos e roupas de banho para o público feminino, além de bonés unissex e das camisetas e moletons que já trazia. A grife voltou às lojas norte-americanas na rede Hot Topic. Alguns meses depois, em julho, Avril participou de uma feira internacional de moda em Berlim: a Bread & Butter. Foi nessa ocasião, em uma única tarde, que ela deu um dos maiores passos da história de sua grife e fechou contrato com lojas de pelo menos oito países europeus, como Portugal, Espanha, Irlanda, França e Alemanha. 2011 também contou com mais uma participação em outra feira de moda, a Magic Marketplace, em Las Vegas, e um segundo desfile no New York Fashion Week, realizado em setembro. Kylie Jenner, uma das irmãs de Brody Jenner, desfilou pela primeira vez em sua carreira, aos 14 anos, pela grife de Avril.

A marca de roupas e acessórios de Lavigne agora prepara a coleção de primavera para 2012, com direito a, pela primeira vez, sapatos de salto, chinelos, sapatilhas, tênis e botas desenhados pela canadense. Hong Kong, Japão e China já entraram para a lista de países com revendedoras oficiais ou sites próprios nacionais para a linha. Espera-se que a coleção seja lançada em toda a Europa e também na Austrália, América do Norte e parte da Ásia.