Home     Notícias     Avril Lavigne     Galeria     WTH Magazine     Avril Lavigne Tour     Contato    

4 de junho de 2013

ESPECIAL: 11 anos Let Go.


Hoje (04.06.2013) o primeira álbum de Avril Lavigne, Let Go, completa 11 anos. Considerado por muitos fãs o melhor álbum da canadense, o álbum alcançou mais de 18 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.

Título traduzido: Deixe ir.
Lançamento: 4 de junho de 2002.
Singles mundiais: Complicated, Sk8er Boi, I’m With You, Losing Grip e Mobile (clipe lançado só no início de 2011).
Vendas: 2002 até o momento: 18 milhões de cópias.


Let Go foi lançado mundialmente no dia 4 de Junho de 2002, produzido pela Arista Records, já vendeu mais de 18 milhões de cópias ao redor do mundo e foi o álbum mais vendido na Inglaterra. Avril golpeou o RIAA Platinum seis vezes, o CRIA Diamond uma vez, levou para casa quatro Juno Awards (incluindo o "Álbum do Ano" e "Artista Revelação do Ano"),  ganhou o prêmio de artista revelação no MTV Awards e na MTV Awards Latino, em 2002, e também o World Music Awards, como melhor cantora canadense. Também ganhou prêmios na MTV Asia Awards, Ivor Novello Awards, Radio Music Awards, TMF Awards, Nickelodeon Kid’s Choice Awards. Recebeu oito indicações ao Grammy Awards e uma ao American Music Awards. 

Composição e Gravação
Avril Lavigne sempre deixou bem claro que queria tocar e gravar suas próprias músicas e com o livre-arbítrio de L.A. Reid ela foi introduzida como cantora-compositora, e teve um envolvimento significativo no álbum. Ela trabalhou com vários nomes na produção do seu primeiro disco. Scott Spock, membro do The Matrix era seu principal engenheiro para o projeto. Ele afirmou que Lavigne “normalmente gravava cada canção em cinco ou seis takes e provavelmente 90% do que foi finalmente usado vinha do primeiro ou segundo take”. Em um artigo publicado na revista Rolling Stone, dos Estados Unidos, Avril declarou que, embora trabalhando com os The Matrix, apenas um membro deles esteve no estúdio de gravação; que ela e Christy escreveram todas as letras em conjunto e Graham fez algumas partes com a guitarra.
Seis canções foram produzidas pelo The Matrix, cinco das quais aparecem no álbum. E de acordo com o grupo, a colaboração ocorreu de outra forma, onde eles escreveram muitos trechos dos singles Complicated, Sk8er Boi e I’m With You que foram compostos usando guitarra e piano. Christy disse, “Avril iria cantar algumas melodias, mudar uma palavra aqui ou ali.”
“Se eu estou olhando para um artista, não me importo com o que ele escreve. Avril tinha livre arbítrio para fazer o que ela realmente queria e as canções mostram seu ponto de vista. Avril sempre foi confiante sobre suas ideias” afirma L.A. Reid sobre os créditos do álbum.

FAIXAS:
1. Losing Grip (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:53)
2. Complicated (Avril Lavigne, The Matrix | 4:05)
3. Sk8er Boi (Avril Lavigne, The Matrix | 3:23)
4. I’m with You (Avril Lavigne, The Matrix | 3:44)
5. Mobile (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:31)
6. Unwanted (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:40)
7. Tomorrow (Avril Lavigne, C. Frasca, S. Breer | 3:48)
8. Anything But Ordinary (Avril Lavigne, The Matrix | 4:12)
9. Things I’ll Never Say (Avril Lavigne, The Matrix | 3:43)
10. My World (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:27)
11. Nobody’s Fool (Avril Lavigne, Peter Zizzo | 3:57)
12. Too Much to Ask (Avril Lavigne, Clif Magness | 3:45)
13. Naked (Avril Lavigne, C. Frasca, S. Breer | 3:29)
B-SIDES DO ÁLBUM

01. I Don’t Give
02. Get Over It
03. Why
04. Falling Down
05. You Never Satisfy Me
06. Not The Only One
07. All You Will Never Know
08. Headset
09. Move Your Little Self On
10. Let Go
11. Once And For Real
12. Take Me Away
13. Tomorrow You Didn’t
14. Falling Into History
15. Make Up 1
6. Stay – Be The One
SINGLES:
Complicated: Foi o primeiro videoclipe e primeira música de sucesso da cantora e custou cerca de 1 milhão de dólares. Tal quantia foi considerada algo espantoso para uma revelação, mas os produtores decidiram investir esse montante por acreditar no potencial da garota. As boas colocações nos rankings musicais, incluindo a medalha de prata na Billboard, mostram que essa foi uma boa decisão por parte deles.

Sk8er Boi: Foi o segundo single do álbum de estréia de Avril. A música foi um dos grandes hits do ano e conquistou vários prêmios. No vídeo, Lavigne quer realizar um grande show gravado com sua banda. Eles começam a divulgar nas ruas e na internet, tudo ilegalmente. A performance acontece e é gravada, mas, quando conseguem agitar a galera, a polícia aparece com viaturas e helicóptero para acabar com a festa. Além do sucesso no exterior, como o 10º lugar no Hot 100 da Billboard, o single ganhou muita popularidade no Brasil por ter sido trilha sonora da novela Malhação.

I’m With You: Foi terceiro single de Let Go. O clipe da baladinha lenta mostra Avril em uma festa no qual ela se encontra com os pensamentos distantes, como se esperasse por alguém. Logo depois ela aparece caminhando na rua já obscura e gelada. A música foi destaque no Brasil na novela Mulheres Apaixonadas e alcançou a 4ª colocação no Hot 100 da Billboard.

Losing Grip: Foi o quarto single do CD e o que menos se destacou em Let Go. Não fez o mesmo sucesso que os anteriores e caiu mais de 58 posições na Billboard em comparação com os outros hits de sucesso da cantora até então. Apesar disso, foi bem promovido, com performances em premiações e até no filme Going The Distance. O videoclipe foi gravado em uma igreja abandonada.

Mobile: Foi é o quinto e ultimo single do CD Let Go. Foi liberado somente para Austrália. A trilha foi mal sucedida no país, embora a canção sendo somente executada na rádios. A música ganhou popularidade mesmo, quando foi usada 2004 para o filme Wimbledon. Foi usado também 2003 no filme Gigli. Seu vídeo foi divulgado somente no início de 2011. Rumores apontam que o vídeo foi gravado para ser um clipe que encerraria o DVD My World.


Indicações e Premiações

No Grammy Awards de 2013, Let Go e Avril Lavigne receberam oito indicações nas categorias de “Melhor Artista Revelação”, “Canção do Ano” por Complicated e I’m with You, “Melhor Performance Vocal Feminina de Pop” por Complicated e I’m with You, “Melhor Performance Vocal Feminina de Rock” por Sk8er Boi e Losing Grip e “Melhor Álbum Vocal de Pop” por Let Go.
No Juno Awards 2003, ambos foram indicados para onze categoria, com sete delas vencidas sendo a de “Melhor Artista Revelação”, “Melhor Álbum Pop do Ano”, “Música do Ano” e “Compositora do Ano”.
Em outra premiação canadense, o Canadian Radio Music Awards de 2003, Lavigne venceu nas categorias de: “Melhor Artista Revelação do Gênero Rock”, “Melhor Artista Revelação”, “Melhor Artista ou Banda Revelação”, “Escolha dos Fãs” e “Melhor Compositor”.
Avril também levou dois prêmios no World Music Awards, faturando na categoria de “Artista de Pop Rock” e na “Melhor Canadense de Pop/Rock do Ano”.

Arte do Álbum




 Curiosidades do álbum
  • O primeiro nome escolhido para o álbum foi Anything But Ordinary, mas Avril mudou de ideia.
  • O álbum demorou quase um ano para ser feito, porque no início era difícil encontrar pessoas que tivessem uma afinidade criativa com Avril, que entendesse que tipo de som ela queria produzir.
  • O álbum foi muito bem sucedido, recebendo discos de platina seis vezes nos Estados Unidos e sete vezes na Austrália. No Canadá recebeu um disco de diamante pelas vendas acima de um milhão de cópias.
  • Conseguiu alcançar o posto de terceiro mais vendido no mundo em 2002, fazendo assim com que Avril caísse como uma verdadeira bomba no mercado fonográfico.
  • Let Go alcançou mais de 5 milhões de cópias vendidas no primeiro ano de seu lançamento.
  • O sucesso Complicated foi cantada apenas 3 vezes no estúdio durante a gravação do álbum.
  • O videoclipe de Complicated, primeiro single do disco, custou 1 milhão de dólares.
  • A música My World foi escrita no Mary Brown’s Fried Chicken.
  • A era Let Go rendeu à Avril 8 indicações ao Grammy.
  • Todo o álbum foi composto por ela em parceria com produtores e outros compositores e é marcado por músicas que retratam situações ocorridas em sua vida.
  • No Brasil o álbum vendeu 77.000 cópias, seu primeiro single Complicated ficou entre as mais tocadas nas rádios e o vídeo entre os mais pedidos na MTV brasileira no verão de 2002.
  • O sucesso e a consagração de Let Go foi tão grande que levou Avril para o Livro dos Recordes de 2005, como a cantora mais jovem a chegar ao topo das paradas britânicas de discos.
  • As músicas prediletas de Avril nesse álbum são Losing Grip e Unwanted.
  • A turnê do álbum levou o nome de Try To Shut Me Up (Tente Calar Minha Boca).
  • Complicated agitou o mundo da música em 2002, mas está longe de ser hoje uma das favoritas de Avril. Ela já se queixou de que é longa demais e que leva muito tempo para acabar, porém nunca a descarta pelo motivo dos fãs sempre pedirem e por ter sido seu primeiro grande sucesso.
  • O álbum ficou na 162ª posição do rank do Top 200 dos álbuns definitivos de todos os tempos.

Agradecimentos

Aqui estão meus agradecimentos…..
Obrigado a Deus. Mamãe e papai, se não fosse por vocês sempre estarem arduamente me incentivando, este cd nunca teria sido feito e eu não teria uma carreira. Eu nem gostaria de saber o que eu estaria fazendo agora. Hehe! Obrigado à vocês por serem tão bons pais. Eu amo vocês! Matt + Michelle (irmão mais velho + irmã mais nova) por me deixarem pra cima. (Eu sei que minha voz se torna muito irritante quando se escutada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desculpe.) Eu amo muito vocês. Não se esqueçam!! Obrigado a Antonio “L.A” Reid por me dar esta ENORME oportunidade de vida de alcançar meu sonho, e me deixar ser eu mesma. Amo você. Vocês são fodas! Arista Records, Hi-Fi Records, BMG, Nettwerk Management. Terry McBride… Você é meu herói, é uma honra trabalhar com você. (Eu sei de seu segredo… todo peixe que você come!) Hahaha. Shauna Gold… Eu amo essa mulher! Obrigado pelo seu árduo trabalho e dedicação. Mark Jowet por ver algo em minha voz. Peter Zizzo por acreditar, Ken Krongard, John Hecker (Hi-Fi Records), Richard Wright. Obrigado a Romanline Management para minha carreira e primeiro álbum. Clif Magness.. cara, você apenas me deixa fazer minhas coisas, e isso é tudo que isso se trata. Eu te amo. The Matrix (Lauren Christy, Graham Edwards, Scotl Spock). Você é minha garota Lauren. Curt Frasca, Sabelle Breer.Todo mundo que tenha acreditado em mim.. Steve Medd, Cliff Trott, David Archibold, Duncan Holt (obrigado pelo seu favor), e todo o resto. Muito obrigado por todas as pessoas boas envolvidas. Um especial agradecimento aos meus dois ex-namorados quem me inspiraram a escrever a maioria dessas músicas. E à minha banda.. Matt, Mark e Evan… Nós teremos muita diversão. Duas palavras: Ônibus da turnê. Meu Josh Sarubin A&R! (Eu sou sua diva, e eu sempre serei sua garotinha.) Obrigado a todo mundo da Arista, eu admirei todo o árduo trabalho. Adam Lowenberg, Matt Stringer (Matly), Rob Mainwaring, Mark Shimmet, Larry Mestel, Steve Bartels, Jeff Schule, Hillary Siskind, Laura Swanson, Sam Lecca, Karen Yee, Karen Kwak, Eve Cantelmi. Matt Greenberg. Obrigado por todo o apoio, às minhas amigas. Eu amo e sinto a falta de vocês. Obrigado Tom Lord’Alge, Randy Staub, David Leonard. Obrigado a todos de qualquer forma possibilitou isso. Tudo que eu posso realmente dizer é “Rock on, Rock on”.
Paz, Avril.
 Outras Versões

Avril Lavigne - Let GoO Álbum teve uma versão Japonesa lançada pela Arista Records que tinha em sua composição 5 faixas sendo elas: 
1. Why (Avril Lavigne, Peter Zizzo | 4:00)
2. Complicated (videoclipe | 4:05)
3. Sk8er Boy (videoclipe | 3:23) 
4. I’m with You (videoclipe | 3:44)
5. Day in the Life (NYC Epk)


Avril Lavigne - Let Go/Under My SkinLet Go/Under My Skin é um álbum duplo da cantora que inclui dois CDs: um do álbum Let Go, com cenas extras de Avril, seus videoclipes, entre outros, e o outro com todas as faixas do Under My Skin, além da bônus I Always Get What I Want. Essa coletânea foi lançada primeiramente em 2 de outubro de 2006 e em 2007 na Europa, pela gravadora Sony BMG.

 

Avril Lavigne - UnpluggedUnplugged é um EP lançado em 2002, pela sua, até então gravadora, Arista Records, contendo apenas 4 faixas: Sk8er Boi, Mobile, Tomorrow e Nobody’s Fool em suas versões oficiais.

 

Avril Lavigne - Angus DriveAngus Drive é o primeiro EP lançado pela cantora após seu álbum de 2002 Let Go. Reúne as 4 primeiras canções que Lavigne compôs para o álbum: Losing Grip, Unwanted, Sk8er Boi e Complicated.


Nenhum comentário:

Postar um comentário